top of page

ADEJA

DEPARTAMENTO DE HOMENS

 Um ministério para homens é diferente de um ministério para mulheres ou, na verdade, de qualquer outro ministério. Afinal, no fundo, qualquer ministério, quando feito em serviço ao Senhor, é o mesmo independentemente do gênero, idade ou etnia do indivíduo que serve.

Um ministério de homens é a busca ativa por parte de homens para se relacionarem com Deus, com a Sua Palavra e com outros homens com o propósito de ganhar, ajudar e treinar uns aos outros para Cristo.

Uma coisa é certa – Deus vai usar o coração e a vida de qualquer um que escolha estar disponível para Ele. A Bíblia diz: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” Esta é a Grande Comissão dada pelo próprio Jesus Cristo. Por outras palavras, Jesus Cristo está comissionando os Seus seguidores a irem pelo mundo inteiro para gerar crentes. Este é um grande chamado.

Isto levanta uma questão. Como é que geramos crentes? Um ministério de homens pode capacitar um homem a compreender melhor o seu chamado e como alcançá-lo? Um ministério de homens pode desafiar um homem a crescer intelectual, emocional e espiritualmente? Um ministério de homens pode ensinar um homem a manter-se sexualmente puro? A resposta a estas questões é um sonoro sim!


Ministério de Homens – Comece o Processo O primeiro passo para formar um ministério vital de homens na sua igreja local ou pequena comunidade é decidir o que quer ver acontecer na vida de um homem. Quando isso tiver sido determinado, necessitará criar líderes que captem a visão e o ajudem a orientar um potencial exército de homens para uma relação mais profunda com o Senhor.

 - PREENCHIMENTO – Um homem de Deus alimenta a si mesmo. É essencial estudar e aplicar a Palavra de Deus de forma consistente, sem estar dependente da igreja ou da pequena comunidade. Para isso, é preciso ensiná-lo a estudar a Bíblia. Recomendamos que o ministério esteja baseado em reuniões semanais com o pastor ou líder de um pequeno grupo para que possam aprender técnicas de interpretação da Bíblia (1 Pedro 2:1-3; Salmos 1:1-3)

 

 - FORMAÇÃO - Um homem de Deus recebe formação bíblica regularmente/semanalmente (1 Tessalonicenses 2:13). Isto pode ser alcançado com reuniões semanais de um pequeno grupo de estudo da Bíblia ou um grupo grande de estudo com debate em pequenos grupos.

 

 - PRÁTICA – Um homem de Deus aprende a aplicar a Palavra de Deus a todas as áreas da sua vida. É essencial dar lugar à prestação de contas dentro de um ministério de homens com o propósito de consistência e obediência à Palavra de Deus (Tiago 1:22-25; Ezequiel 33:30-32).

 

 - UNIÃO – Um homem de Deus considera uma prioridade relacionar-se com outros homens pelo menos duas vezes por mês com o propósito de haver comunhão, prestação de contas, confissão e oração (Gálatas 6:1-3: Tiago 5:16; Hebreus 10:23-24).

 

 - SOBREVIVÊNCIA – Um homem de Deus aprende a lidar com as suas maior tentações e/ou crises de acordo com a sua necessidade e fase da vida. É essencial haver apoio e encorajamento por parte do líder do ministério e pequeno grupo (Eclesiastes 4:9-12).

 

 

 

bottom of page